A Arte do Bonsai

O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito.

É uma sensação de calma que se consegue com a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.

São modos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Natureza.

O bonsai é a relação íntima e vital do ser humano com a Natureza

Do espírito à arte, da vida real ao mundo espiritual, para penetrar no mundo do Bonsai temos primeiro que entrar pelo Torii.

O Torii é a porta considerada como fronteira entre o nosso mundo real e o mundo espiritual.

É fabricado de maneira tradicional em madeira de lei como Cedrus, Momijii, Pinus Nigra.

Formado por duas colunas que sustenta o céu e por vigas transversais que representam a terra.

Existem dois tipos de Torii, uns curvos chamados Myôjin e outros direitos chamados Shinmey torii.

Qual o simbolismo do Torii?

Geralmente instalado na entrada dos santuários e mais especificamente na entrada de locais de culto. Este tipo de “porta” é o local que permite aceder ao mundo espiritual e de voltar para o nosso mundo real. O mundo sagrado é protegido por uma força divina e o Torii permite atravessar esse campo.

templobonsai-ofereça-felicidade-

Diz a Lenda que: ao entrar por um Torii (mundo espiritual), a pessoa tem que ter a certeza de voltar para o mesmo, no sentido contrário (mundo real). Sem essa certeza é recomendado contornar o Torii, como fazem alguns japoneses.

A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.

O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.

A nossa ligação com a Natureza

Como se consegue um bonsai?

A partir de sementes, estacas, plantas de viveiro.

 Podemos formar um bonsai a partir de qualquer planta desde que seja lenhosa.

Existem vários estilos para formar o bonsai como podemos verificar no Glossário.

A formação consegue-se principalmente com a poda, com ferramenta própria e a ligadura com arame de cobre ou de alumínio anodizado.

 A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de obter o modelo e estilo pretendido.